Saiba como organizar seu almoxarifado de forma eficiente
Antes mesmo de disponibilizar uma mercadoria para um cliente, precisamos colocá-la em um local de armazenamento: o almoxarifado. Entretanto, mesmo que esta pareça uma tarefa simples, a organização de um almoxarifado não é tão fácil assim.
Dessa forma, preparamos uma série de dicas valiosas para que você possa aplicar na distribuição de produtos do seu almoxarifado. O primeiro ponto a ser seguido está no levantamento de produtos disponíveis em seu guarda volumes.
Isto acontece, pois um dos pontos mais importantes para qualquer armazém é evitar a perda de dinheiro por desperdício de mercadoria. Porém, esta ainda é a maior dificuldade existente entre os empreendedores.
O principal erro está na falta de alinhamento entre as mercadorias existentes e as que estão para entrar no almoxarifado. Dessa forma, a quantidade de volume armazenada excede a capacidade do local, o que poderia ser facilmente resolvido através de um Self Storage.
Para o maior controle, existem dois tipos de sistemas que podem nortear o seu processo de organização. São eles o FIFO e o PVPS.
O FIFO, assim denominado pela frase inglesa “First in, First out” consiste na distribuição de mercadorias por tempo de chegada. Dessa forma, o primeiro produto a entrar no depósito deve ser o primeiro a ser despachado.
O maior desafio dessa metodologia está na possibilidade de perda de produtos devido ao prazo de validade. Foi por este motivo, que os especialistas em logística criaram o PVPS, a sigla vem do termo em português que diz que “O primeiro produto que vence, é o primeiro produto que sai”.
Juntas, estas metodologias conseguem otimizar o seu Guarda Volumes com a prevenção de perdas, ocasionando assim, uma queda significativa nas taxas de desperdício.
Vale ressaltar que este tipo de técnica pode ser utilizada não somente em espaços de lojas ou centros produtivos, como também no próprio espaço doméstico. Dessa forma, conseguimos aplicar estes conceitos inclusive na dispensa das nossas residências.
Outro fator muito importante está também na disposição para utilização. Este é um dos conceitos presentes na metodologia 5S e auxilia tanto na logística dos materiais quanto na prevenção de perdas do almoxarifado.
Para isso, você deverá organizar os itens do seu Guarda Móveis de acordo com a frequência de saída ou utilização. Logo, objetos que possuam maior despacho devem ser alocados em prateleiras de fácil acesso. Enquanto as prateleiras de difícil alcance devem ficar com os itens que possuem menor frequência de pedido.
Esperamos que as nossas dicas tenham auxiliado a sanar suas principais dúvidas acerca da organização do seu almoxarifado. Caso você tenha interesse em mais informações como esta, não perca tempo! Acesse o nosso site e venha descobrir o universo de conteúdos que preparamos especialmente para você!