A gestão de negócios vai muito além do que resolver conflitos e cuidar do financeiro, grande parte do sucesso empresarial está no gerenciamento de estoques e para isso, é importante selecionar boas metodologias. Existem diversos obstáculos a serem superados para otimizar a organização de grandes e pequenas empresas de forma funcional.
Apesar de existirem diversas formas de criar estoques em empresas, nem sempre é fácil manter a organização ao longo do tempo. Para te ajudar a adaptar a melhor metodologia de estoque à sua empresa, este artigo do Rent A Box reúne métodos de gestão de armazenamento de mercadoria.
Metodologias de Estoque
1. Just in time
O Just in Time, ou “momento certo”, é uma técnica bastante utilizada por empresas que trabalham sob demanda, para evitar desperdícios e custos extras. Além disso, o Just in Time permite que a empresa crie produtos exclusivos, pois não precisa produzir remessas enormes de produtos para queimar o estoque.
Contudo, esse sistema necessita de um acompanhamento rigoroso da empresa, já que é muito fácil perder clientes por falta de estoque. Uma boa forma de evitar que isso aconteça e aplicar um bom Just in Time é apostar em guarda volumes. Com isso, você poderá manter um estoque reduzido, mas organizado e funcional para o seu negócio.
2. Curva ABC
A curva ABC é uma metodologia que pode ser aplicada em vários segmentos das empresas, principalmente na organização de estoques. O principal foco dela é segmentar os produtos em ordem de importância seguindo esta lógica:
- A: 20% dos produtos correspondem a 80% do estoque;
- B: 30% dos produtos correspondem a 15% do estoque;
- C: 50% dos produtos correspondem a 5% do estoque.
Essa técnica é ideal para empresas que necessitam lidar com grandes estoques em self storage, pois é um modo eficiente de saber o momento de renová-lo.
3. PEPS
Essa sigla diz respeito a uma técnica conhecida como “primeiro a entrar, primeiro a sair”, ou seja, produtos antigos são vendidos primeiro. Essa é uma ótima maneira de lidar com produtos perecíveis, como alimentos ou qualquer outra mercadoria com data de validade.
Bastante utilizado por empresas atuais, o PEPS permite o estoque em espaços como o guarda móveis, flexíveis, eficientes e de baixo custo.
4. UEPS
Ao contrário do PEPS, o UEPS foca em vender os produtos mais recentes primeiro, então ele é indicado para empresas que não trabalham com perecíveis. O UEPS se mostra eficiente para negócios que foquem em tendências de mercado, pois esse estoque se adapta para vender o que está em alta.
Confira o nosso Blog para checar mais informações sobre técnicas de estoque. Clique aqui e explore mais artigos do Rent A Box!