Ferramentas de gerenciamento de inventário para pequenas empresas

inventário para pequenas empresas

Controlar um sistema de estoque pode ser um grande desafio até mesmo para as empresas mais fortes do mercado. Por isso, especialistas desenvolvem medidas para melhor administrar os estoques e aumentar os lucros das suas empresas. Neste artigo, discutiremos sobre algumas técnicas de gerenciamento de inventário para te ajudar a organizar o seu negócio Ficou curioso (a)? Então faça a leitura deste texto na íntegra e aprenda a utilizar esses métodos juntamente com o self storage.

Para que utilizar o self storage como estoque?

Atualmente, quase todas as empresas mantêm alguma forma de estoque, mesmo que em quantidade mínima. A vantagem do self storage é que a empresa pode escolher qual tamanho ela deseja e em qual localidade. Esses dois quesitos ajudam a empresa a diminuir custos com transporte e manutenção. Além disso, na maioria dos self storages, é possível fazer armazenamento de outros itens em plataformas como “guarda-documentos” e “guarda móveis”.

Quais as melhores ferramentas de gerenciamento de inventário?

Ciclo PDCA

Se você tem uma pequena empresa e está sentindo dificuldade para organizar o seu estoque, uma boa aposta é o ciclo PCDA. Ele é bem completo e ajuda até aquelas empresas que não têm conhecimento algum sobre armazenamento. Bom, antes de tudo é preciso entender a sigla:

• Planejar (Plan);

• Fazer (Do);

• Checar (Check);

• Agir ou ajustar (Act ou Adjust).

Com esses 4 passos, a empresa consegue definir exatamente quais seus objetivos e desafios e, assim, organizar seu gerenciamento de inventário.

SRM

A técnica de SRM é utilizada por aquelas empresas que gostam de ferramentas tecnológicas e querem agilizar o atendimento. Muitas vezes, o grande problema do estoque é a falta de organização e a tecnologia diminui esse problema. Com o SRM, é possível saber tudo o que há no estoque e comunicar os fornecedores sobre a possível falta de algum item.

 PEPS

O PEPS é utilizado por quem quer maximizar a venda dos estoques, até mesmo aqueles produtos que não saem tanto. A ideia é priorizar a organização do estoque de acordo com o que foi colocado em armazenamento primeiro. Essa ferramenta é muito útil para quem trabalha com produtos perecíveis ou sazonais. Além da organização, o PEPS estimula os empresários a fazer promoções com os itens antigos ou que estão saindo pouco.

Código de barras

Por fim, outro recurso de gerenciamento de inventário é o código de barras. Ao utilizar essa ferramenta, fica muito mais fácil fazer o controle de tudo que entra e sai do estoque. Além disso, ela é super simples de utilizar e não é preciso fazer treinamento com a equipe para pô-la em prática.

Gostou deste artigo? Não deixe de conferir outras produções em nosso Blog. Acesse Rent A Box e tenha acesso a mais novidades.

Posts Relacionados

Categorias